quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

depois de Taizé...

Depois desta fantástica viagem a Taizé é preciso parar para reflectir a cerca de tudo o que vivemos, das sensações que experimentámos... dos novos amigos que fizemos... das amizades que reforçámos... e da experiência de viver Cristo numa comunidade tão grande, tão simples e tão pura...

Ficam aqui pequenas reflexões de todos os membros deste grupo "Jovens reunidos", a cerca de Taizé!



Patrícia: “Sentir, experimentar, ser… uma parcela de uma sociedade perfeita, é edificada com Deus como alicerce. Agora? Proclamar e continuar com o caminho.”


José: “… a paz, a tranquilidade, a simplicidade das coisas, o isolamento do mundo, o tempo só para pensar em nós próprios, a interacção com jovens de culturas diferentes… sensações únicas que só podem ser sentidas por quem lá vai, por quem tem a oportunidade de conviver uma semana na comunidade de TAIZÉ.


Sandra: “Em 5 segundos posso dizer que para mim, Taizé é o lugar mais perfeito do Mundo. O lugar onde me senti completa, onde recebi tanto, mas tanto como ser humano que procura Deus… O lugar onde Tudo faz sentido.
Para mim, Taizé vai ser sempre a experiência da minha vida, vai ser o sítio onde vivi algumas das coisas mais bonitas da minha vida, vai ser a lágrima de alegria de saber que no Mundo afinal existe o bem e que ele aparece onde está Deus, vai ser a saudade.
Taizé é a alegria de viver, de procurar e encontrar. É a alegria de louvar a Deus. É uma fonte para a vida. É a esperança e a felicidade.”

Tiago: “Nós não vivemos somente em Taizé uma semana... Vivemos Taizé... Durante uma semana. Taizé não é um lugar no mapa, mas sim, um estado de espírito.”

Marta e Sara: “Estar em Taizé é conseguir deixar as diferenças de lado e aprender a viver em comunidade." - "Taizé é sentir Deus e encontrá-lo em gestos tão simples como um abraço ou um cântico." - "Estar em Taizé é conseguir, com simplicidade, encontrar a paz com os outros e connosco mesmos." - "Em Taizé fortalecemos a nossa fé para continuar com dedicação o caminho até Deus."


Andreia: “As dúvidas levei-as comigo, as respostas gravei-as no meu coração!
Transporta Taizé para o ‘teu’ mundo, enquanto viveres segundo as leis de Deus, serás livre!”



Pedro: “Taizé é mais que um lugar em França. É algo que entra em nós e nunca mais sai. É a vontade de sermos pessoas ideais, é a vontade de sermos melhores.”

Catarina: “Em Taizé experimentei uma paz que não vivi em nenhum outro lugar… Vivi a paz que vem de Deus, da partilha da fé com os nossos irmãos e do silêncio da oração do louvor a Cristo! Em Taizé temos apenas o essencial, alimentamo-nos do amor de Deus e bebemos da fonte que traz a esperança de um mundo melhor… Obrigada a todos pela oportunidade que nos deram.”

Rui: “Um momento de crescimento na comunidade.”

Cheila: “Silêncio. palavra-chave para a busca do nosso verdadeiro eu que se encontra perdido na cave. Não sei dizer se foi por todo o que não deu, na verdade é isto que é Taizé: uma busca de nós mesmos, que nós torna um pouco melhores… A verdadeira mensagem de Taizé não é querer viver lá num mundo perfeito para sempre, porém trazer a perfeição da simplicidade da vida de entrega para cada acto do nosso dia a dia. Nesta missão cada um é uma pedra fundamental, pois sem entrega ao próximo ninguém consegue mudar o mundo!!!”

Nenhum comentário: