domingo, 5 de abril de 2009

Adoração da Cruz

Estamos a viver o tempo mais importante do calendário cristão: a Páscoa! O grande mistério da morte e ressurreição de Jesus...


E, para preparar o nosso espírito para viver este tempo com o coração aberto a Deus, o nosso grupo vai realizar uma celebração que consistirá na leitura da Via Sacra, incluindo importantes momentos de meditação e reflexão, e num momento de Adoração da Cruz à semelhança do que vivemos na semana que mais nos marcou enquanto grupo...a semana em que estivemos em Taizé. Será na Sexta-feira Santa, dia 10 de Abril, às 15h na Igreja Paroquial de Salir de Matos. Convidamos todos os que queiram juntar-se a nós para orar a Deus!

Reflexão do Irmão Roger, o Irmão fundador da comunidade de Taizé:

"Tu que, sem olhar para trás, queres seguir a Cristo, prepara-te com uma vida cheia de simplicidade, para lutar com um coração reconciliado.
Custe o que custar, prepara-te também para a luta dentro de ti mesmo, para que te encontrem fiel a Cristo até à morte. Com esta continuidade de uma existência inteira constrói-se em ti uma unidade interior que permite transpor todos os obstáculos.
Lutar com um coração reconciliado supõe manter-se firme no meio das mais fortes tensões. Longe de abafar as tuas energias, uma luta assim convida-te a concentrar todas as tuas forças vivas.
Se recusares perdoar, se recusares a reconciliação, onde estará, em ti, o reflexo de Cristo?
Se perderes a misericórdia, terás perdido tudo.
Sozinho, não podes fazer muita coisa em favor do outro. Mas em conjunto, em comunidade, atravessado pelo sopro de amor de Cristo, abre-se aquela passagem que conduz da aridez até à criação em comum. E quando uma comunidade é fermento de reconciliação nesta comunhão que é a Igreja, o impossível torna-se possível.
Ao invés de acender fogos de palha, dá a tua vida até ao fim. Ela se tornará, dia após dia, criação com Deus. "

3 comentários:

Anônimo disse...

Espero e anseio, por mais um momennto de intimidade com Deus|!

Voltaremos por breves instantes ao lugar da paz e da traquilidade de Taize!

c/ voces **

Um beijinho_*

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anabela disse...

Já passou!;-(.Amei,amei,amei......Não tive o prazer de ir a Taizé convosco, mas agredeço-vos do fundo do coração por me terem trazido um pedacinho de Taizé a mim...Continuem contra tudo e todos e não deixem de ser quem sois.