sexta-feira, 15 de maio de 2009

Questões sobre a Fé e a Bíblia: A presença de Deus

Se Deus está presente em todas as pessoas, o que é que a Fé acrescenta?

Perante o milagre da vida, do nosso corpo complexo e tão bem «tecido» (Salmo 139), muitas pessoas concluem que os seres humanos são animados por uma espécie de chama divina. É surpreendente que a nossa mentalidade moderna, profundamente marcada pela ciência, chegue às mesmas conclusões que a «medicina» do Antigo Testamento. Sim, segundo a Bíblia, Deus dá um Sopro aos seres humanos e, nesse Sopro de vida, pode tornar-se presente (ver Génesis 2). Sopro e Espírito são a mesma palavra na Bíblia hebraica.
O desejo dos crentes é que Deus habite neles através do seu Espírito que «dá testemunho ao nosso» (Romanos 8,16) para se unir ao Senhor e «formar com ele um só espírito» (1 Coríntios 6,17).
Se, assim, temos Deus em nós e tudo nos parece já oferecido, qual a utilidade de se ter fé?
Durante o recente Encontro Europeu em Bruxelas, o Cardeal Danneels dirigiu-se aos participantes da seguinte forma: «Dou graças a Deus porque, todas as noites, a dois passos do Atomium que é o símbolo dos homens que perscrutam a matéria até às suas profundezas, 40 mil jovens vieram aqui para perscrutar as coisas de Deus. Dou particularmente graças por estes momentos de silêncio no coração das celebrações. É nesse momento que o Espírito Santo cria em nós uma gruta, uma espécie de pequena manjedoura onde o Menino Jesus pode nascer.»
É tão fácil preencher essas «grutas», esses vazios que existem em nós, com necessidades artificiais. E é talvez por isso que a Fé é essencial: é ela que desbloqueia os desejos da alma. A Fé é uma espera, «é garantia das coisas que se esperam e certeza daquelas que não se vêem» (Hebreus 11,1). Desta forma, ensina a alma a desejar. Como diz Santo Agostinho: «Ao fazer esperar, Deus expande o desejo; ao fazer desejar, expande a alma; ao expandir a alma, torna-a capaz de receber» (Comentário de 1, João, 4, 6).
A presença de Deus em nós é também um apelo. Deus chama-nos, não só para o recebermos, mas para «sermos semelhantes a ele» (1 João 3:2). Já no século II, Santo Ireneu de Lyon ousou afirmar: «O Filho de Deus tornou-se homem para que o homem se possa tornar Filho de Deus» (Contra as Heresias, III, 10, 2). Através do Filho, o Espírito preparou-se para habitar em todos os seres humanos: «O Espírito também desceu sobre o Filho de Deus tornado filho do homem e habituou-se com ele a habitar no género humano, a encontrar descanso entre os homens» (III, 17, 1). A Fé é a participação activa do nosso desejo nesta transfiguração. É o desejo de nos tornarmos filho no Filho, de participarmos activamente na obra de Deus.


In http://www.taize.fr/pt_article8521.html

2 comentários:

Anônimo disse...

Mais um momento na nossa comunidade!

Recordei , com uma lágrima o nosso crisma, ao observar a entrega de outros jovens!

Foi sem duvida um momento de grande partilha e reciprocidade entre nos e Deus!

*

Cheila Roça disse...

MP*
Penso com carinho em Taizé
Mas curiosamente não penso
Na semana mais marcante da minha vida
Penso em cada pessoa
Que essa experiencia comigo partilhou
Em cada um encontro um amigo
Uma força para continuar a lutar
Em cada rosto um olhar
Um olhar que bem conheço
E que já vi chorar
Estes rostos começaram por ser
De meros conhecidos
Um projecto sonha-mos criar
Assim cresceu o nosso grupo
Mas mais que um grupo assim
Crermos nós
Uma forte amizade fomentamos
E hoje poderemos afirmar
Que unidos estamos
Porque a força do amor de Deus
Brilha ente nós
Como vocês sei que posso contar
Porque minha vida ajudam a mudar
Quando mais precisei junto a mim souberam estar
E para sempre me apoiar
Por isso vos digo amigos
Que cor a minha vida souberam dar
Para sempre unidos
Para sempre juntos
Com orgulho vos digo
Ser MP* é o que está a dar!!