quinta-feira, 2 de julho de 2009

Um até breve, Pe. Eduardo

Um adeus relativo
Ouvida a declaração do Pe. Eduardo no passado dia 28 de Junho, não podiam ter sido outras as reacções que surgiram em nós: espanto e tristeza.
O nosso grupo é resultado de pessoas que frequentaram a catequese em anos diferentes; contudo, em 1997 andávamos todos nos nossos primeiros anos de formação cristã. Com isto queremos dizer que maior parte da nossa caminhada até ao dia de hoje foi feita com o Pe. Eduardo sempre por perto, servindo sempre de exemplo e de educador. Passámos por imensos momentos para além dos anos catequeses, tomando como exemplo a primeira comunhão, profissão de fé, o Crisma e a sua preparação; o grupo de acólitos que alguns frequentaram, etc… Seria absurdo enumerar mais grupos, uma vez que na nossa paróquia todos estamos em ligação uns com os outros, e com o Pe. Eduardo ainda mais.
Por onde passamos deixamos sempre uma marca, ou pelo menos é o que devemos fazer. Estamos convencidos que esse dever foi cumprido em Salir de Matos. Nós somos uma dessas marcas, ou sentimo-nos como tal. Parte de nós diz respeito ao crescimento que nesta comunidade foi progredindo. Nessa tal progressão, como já referimos, tivemos sempre o Pe. Eduardo como responsável, sendo para nós um exemplo a seguir.
Não tem lógica alguma haver despedidas nesta altura. Analisando bem as circunstâncias, ninguém se vai embora. Simplesmente nos vamos encontrar menos vezes que aquilo que tem sido costume há cerca de 12 anos. Como o Pe. Eduardo já sabe com certeza, estamos sempre cá para o que for preciso, assim como nós contamos com a sua presença quando nós mesmo precisarmos de algo. E temos a certeza que seremos sempre bem recebidos. Esta certeza é o fruto destes anos que passaram, é esta certeza que nos fez sentir que valeu a pena todo este tempo passado. Mas mais importante ainda, é este sentimento que nos faz gritar bem alto «até um dia destes!». Um grande obrigado, acima de tudo!
por Pedro Santos